Você tem uma carreira profissional de sucesso, já atuou em diversos segmentos e experimentou os desafios e prazeres da profissão. Agora, no entanto, sente que é preciso mexer em algo na sua trajetória em clínica odontológica e não sabe o que fazer?
Não se desespere. Essa situação, bastante comum, é vivida por muitas dentistas mais experientes e gestores de clínicas. Eles já alcançaram o que desejavam e precisam se reinventar de alguma forma.
Para te ajudar nesse processo, selecionamos algumas dicas para clínicas odontológicas e gestores que precisam superar os desafios de não cair na mesmice. Acompanhe!
Desafios do gestor de clínicas odontológicas
Ao longo de sua carreira, o dentista que também administra uma clínica odontológica enfrenta muitos desafios. O principal é investir em conhecimentos na área administrativa e cuidar do bom funcionamento do negócio.
Quando ele finalmente descobre a receita para que tudo funcione perfeitamente, é hora de renovar seus conhecimentos de novo. Tudo para aliar lucros com ganhos de performance, mediar conflitos internos e descobrir soluções eficientes.
Esse ciclo, que é interminável, atinge seu ápice quando o gestor odontológico tem anos de experiência. Muitas horas gastas com atividades operacionais, burocracia e dores de cabeça levam o profissional a se questionar.
O resultado disso é um cansaço físico e mental, além da necessidade de uma mudança drástica. Margem de lucro estreita e pouco fôlego para inovar e investir são outros problemas.
4 passos para mudar a forma de administrar sua clínica
É hora de mudar, certo? Então, você precisa adotar medidas drásticas para tornar a gestão da sua clínica odontológica mais eficiente, seu dia a dia mais gostoso e seus rendimentos, maiores.
1. Otimize a gestão do seu tempo – de verdade
Você não pode – e nem deve – perder muito tempo com questões operacionais. Para tanto, delegue essas tarefas a alguém ou cuide para que elas sejam automatizadas.
Dessa forma, você ganha tempo para se dedicar a atividades analíticas e estratégicas.
Softwares de gestão odontológica são uma boa alternativa para conseguir otimizar o seu tempo. Além disso, você consegue gerar relatórios mais rapidamente e fazer um controle financeiro mais eficiente.
Com essa iniciativa você ganha, naturalmente, mais fôlego para se dedicar a outras atividades – inclusive à sua vida pessoal e bem-estar.
2. Monte uma rotina de reuniões de equipe
Você já conhece a realidade da sua clínica. Agora, é o momento de aprimorar todos os aspectos, evitando retrabalhos e perdas.
Reuniões constantes com o time ajudam a levantar os pontos fracos e oportunidades de melhoria.
Feito isso, elenque prioridades e ouça os colaboradores sobre oportunidades de melhoria na gestão da clínica. Manter esse diálogo bem aberto é essencial para mudar o cenário.
Valorize, motive e reconheça o trabalho de todos. Dessa forma, você incentiva os colaboradores a fazerem parte do “time”, trabalhando pelo bem de todos.
3. Crie um plano de ações e objetivos
Monte um documento com as principais ações a implementar. Ele deve conter o descritivo de cada ação, detalhamento do objetivo e como executá-lo.
Tudo deve ser incluído: verba, espaço físico, equipe, materiais, etc. Depois, coloque os resultados esperados para que sejam implementadas melhorias concretas.
Esse plano pode ser montado por você apenas ou em conjunto com a equipe. O imprescindível, de qualquer forma, é que as pessoas estejam cientes do que precisam fazer – e como fazer.
4. Valorize o seu tempo e qualidade de vida
Muitos anos à frente de uma clínica odontológica podem ser cansativos e extenuantes.
Nesse momento da sua trajetória profissional é hora de planejar a rotina de trabalho. Dividir os horários é, portanto, imprescindível.
Planeje quando você deve se dedicar ao atendimento dos pacientes, às atividades de gestão e ao seu descanso (isso inclui lazer, diversão, etc.) Inclui, ainda, seu período de férias e pausas para se desconectar das atividades profissionais.
Modificar sua rotina de atividades, a divisão do seu tempo e a forma como enxerga o negócio são ações fundamentais para um gestor de clínica odontológica.
Invista nessas ações e veja como é possível se reinventar depois de anos de atuação no mesmo segmento!