Um mercado que só cresce e tem milhares de profissionais formados a cada ano. De acordo com o Conselho Federal de Odontologia, são mais de 15 mil novos cirurgiões dentistas formados anualmente e, diante disso, é fundamental ser um profissional qualificado e gestor competente.

É comum que muitas pessoas se deparem com dúvidas sobre o papel de gestores e dentistas nas clínicas odontológicas. Afinal de contas, o que eles precisam ter? Que habilidades são indispensáveis?

Como o dentista pode fazer uma boa gestão de consultório odontológico   

Para ter sucesso no mercado, um dentista precisa desenvolver uma visão estratégica de sua clínica odontológica. E isso engloba vários pontos, especialmente:

1. Cuidar de normas, leis e impostos

É primordial conhecer as exigências que devem ser cumpridas no momento de instalar e administrar um consultório odontológico.

Cuidando bem desse ponto você evita dores de cabeça relacionados à fiscalização e minimiza as chances de ter processos trabalhistas e outros problemas que atrapalham a rotina do gestor.

2. Administração e organização

Cuidar de todo o controle da clínica de odontologia envolve cuidado com gestão e planejamento. Desde prontuários até verificação de estoque e materiais clínicos – tudo deve ser controlado.

Para facilitar esse trabalho e deixá-lo mais seguro, um dentista e gestor deve investir em softwares de clínicas odontológicas. Eles ajudam com agendas, prontuário eletrônico, controle de materiais, pagamento de impostos e muitas outras demandas.

Ao fazer isso, o dentista e gestor minimiza as chances de erros e tem mais tempo hábil para se concentrar nas atividades do dia a dia.

3. Controle das finanças

Esse é um ponto nevrálgico na administração de um consultório odontológico. Sendo assim, o dentista deve aprofundar seus conhecimentos sobre fluxo de caixa, precificação de tratamentos e equilíbrio das despesas.

Essa atitude é indispensável para equilibrar o faturamento e fazer com que o negócio cresça de maneira saudável.

4. Gestão de pessoas

É comum que o próprio dentista atue como gestor, acompanhando funcionários, fazendo contratações, lidando com imprevistos, etc.

Sabendo disso, um bom gestor deve ter habilidade para lidar com esses desafios. Portanto, ele precisa saber como contratar uma secretaria, quais são os requisitos para contratar um auxiliar, como motivar uma equipe, etc.

5. Comunicação e marketing

Divulgar o negócio de maneira inteligente atrai clientes novos e fideliza os antigos. O dentista gestor precisa ter um site e perfil nas redes sociais para crescer e se destacar na área.

Uma boa administração desses perfis, atendimento rápido e eficiente assim que surgirem comentários ou dúvidas, bem como conteúdo relevante, são iniciativas fundamentais.

Com aprendizado constante, aprimoramento de habilidades e foco no negócio é possível administrar uma clínica odontológica de maneira eficiente e satisfatória.

Gestores e dentistas têm necessidade – e obrigação –  de trabalharem para que a excelência dos serviços prestados e a satisfação de clientes e colaboradores sejam cada vez maiores. Invista nisso!