A aromatização de ambientes é um recurso bastante utilizado por clínicas e consultórios odontológicos, sabia?

O marketing olfativo, como é denominada essa estratégia de melhorar as percepções dos clientes e até elevar a produtividade, é cada vez mais utilizado nesses ambientes clínicos.

Por meio do marketing olfativo, é possível estimular a concentração, bem como oferecer um ambiente acolhedor e agradável aos clientes. Entretanto, o recurso do olfato ainda é pouco explorado nas clínicas e consultórios odontológicos.

Que tal conhecer melhor o marketing olfativo para clínicas odontológicas e aprender a usá-lo a seu favor? Nós te ajudamos!

Como funciona o marketing olfativo em consultórios odontológicos

O olfato é um dos sentidos mais importantes do nosso corpo e bastante explorado em ambientes como lojas ou em roupas, que trazem percepções e encantam o cliente por meio do cheiro.

Nas clínicas de odontologia, o marketing olfativo ainda é pouco explorado e muitos profissionais não buscam uma solução para deixar os cheiros característicos da odontologia, como o Eugenol, mais distante do olfato dos clientes.

Conquistar e fidelizar um cliente envolve uma série de iniciativas, que vão desde promover um ambiente acolhedor até estímulos visuais, táteis e gustativos, passando pelo olfato, que traz uma sensação de bem-estar e acolhimento aos clientes de um consultório odontológico. 

Alguns benefícios do marketing olfativo em clínicas de odontologia são:

  • Criar uma identidade olfativa;
  • Desenvolver um vínculo emocional com o cliente;
  • Agregar valor e diferencial ao serviço;
  • Melhorar o humor dos clientes e funcionários;
  • Oferecer bem-estar e relaxamento;
  • Deixar o ambiente agradável e acolhedor;
  • Criar um ambiente alegre, sofisticado e descontraído;
  • Estimular a vontade do cliente retornar para novos tratamentos;
  • Elevar a vontade de permanência na clínica.

Dado interessante: estudos indicam que, enquanto a música pode elevar em 4% as vendas, os cheiros podem fazê-las subir até 18%!

Como usar o marketing olfativo em clínicas de odontologia

O comportamento dos clientes em relação a ambientes aromatizados é mais favorável do que o observado em espaços sem fragrância ou com cheiros específicos, como o consultório odontológico.

Atualmente, clínicas odontológicas já estão utilizando a aromatização de ambientes para melhorar o bem-estar de todos os envolvidos nos serviços (clientes, funcionários, parceiros e fornecedores). 

Os objetivos com a ação podem ser diversos, indo desde estimular a concentração e aumentar a produtividade do funcionário até proporcionar um ambiente acolhedor e agradável aos clientes e todos que circulam pelo local diariamente.

Uma dica para aplicar bem essa estratégia é conhecer bem o negócio e traçar o perfil do público-alvo para escolher o melhor aroma. Os mais utilizados no marketing olfativo para clínicas odontológicas são: 

  • Alfazema: relaxa e acalma a mente;
  • Camomila: acalma e purifica;
  • Chá verde: relaxa a mente;
  • Erva doce: calmante;
  • Flor de laranjeira: atua sobre o medo;
  • Jasmim: melhora o humor, alegria e felicidade;
  • Lavanda: Relaxa e acalma a mente.

O marketing olfativo pode ser implementado nas clínicas com difusores à vela ou elétrico, varetas, esferas ou anéis de cerâmica, sachês, entre outros. Vale a pena conhecer a melhor solução para você!