Você, dentista, já deve ter percebido que a internet está presente em praticamente todos os lugares. Além das infinitas possibilidades de entretenimento, a web também tem ganhado cada vez destaque nos negócios e é aí que ela pode fazer uma grande diferença para sua clínica odontológica.

Quer saber como usar a internet para atrair mais clientes para seu consultório? Continue a leitura para conhecer as cinco melhores ferramentas de marketing digital para dentistas!

1. Facebook

Fundado em 2004, o ​Facebook​ é a maior rede social do mundo, praticamente um quinto da população mundial possui uma conta na plataforma e é também a favorita dos brasileiros.

Vantagens

  • Fidelização dos clientes​: O Facebook pode proporcionar uma boa reputação para o seu negócio desde que você produza conteúdo de qualidade em sua página para seus clientes, os ajudando a resolver problemas.
  • Encontrar novos clientes​: Além de estreitar a relação com seus clientes, o Facebook também te ajuda a encontrar novos clientes pelo imenso número de usuários que a rede social possui atualmente.

Desvantagens

  • Estratégia complexa​: Para ter uma página profissional no Facebook de sucesso, não basta ficar postando fotos. É necessário criar uma estratégia adequada de relacionamento.
  • Tempo dispensado​: Facebook é uma plataforma que toma muito do seu tempo. Talvez o ideal seja uma outra pessoa de confiança ou até mesmo um profissional de marketing digital cuidar de sua página enquanto você cuida dos seus clientes.
  • Confusão entre pessoal e profissional​: Muitas vezes os clientes não conseguem separar um perfil profissional do pessoal. Pior ainda é quando o próprio dono da página não consegue fazer isso.

2. Instagram

O ​Instagram​ possui mais de 1 bilhão de usuários ativos atualmente e é uma rede social voltada exclusivamente para vídeos e fotos.

Vantagens

  • Famoso por sua criatividade​: como dito anteriormente, o Instagram é uma rede social com recursos visuais, portanto estimula a criatividade e, de certa forma, transmite algo mais emocional ao seu cliente deixando claro seus valores e de seu negócio
  • As pessoas adoram vídeos​: Postar vídeos mostrando sua marca ou algo relacionado ao seu negócio agrada muito os clientes e cerca de 92% deles irão compartilhar esses vídeos.
  • Engajamento maior do que em outras redes sociais​: Das mais de 1 bilhão de contas ativas no Instagram, 80% delas seguem alguma empresa. O engajamento do Instagram é pelo menos 10 vezes maior que no Facebook.

Desvantagens

Uma desvantagem do Instagram atualmente seriam as ​ferramentas de automação​. Elas têm o objetivo de seguir pessoas e fazer posts automaticamente. A princípio isso pode parecer bom, mas pode atrair tráfego indevido se não for utilizada com estratégia.

3. Doctoralia

Doctoralia ​é uma plataforma que conecta profissionais da saúde – incluindo dentistas – e pacientes.

Ela é uma plataforma de origem espanhola e chegou ao Brasil em outubro de 2017, abrindo seu escritório em Curitiba.

Como funciona a Doctoralia

O paciente pode tirar suas dúvidas com profissionais da saúde cadastrados na plataforma, no lugar de fazer buscas no Google. Além disso é possível ​agendar consultas online​ a qualquer hora e de qualquer lugar.

Para você, dentista, a Doctoralia ajuda a ​promover ​sua clínica e sua imagem profissional não será confundida com a pessoal, algo que pode ocorrer em outras plataformas.

A plataforma possui um plano mensal de R$ 339,00 por mês que é chamado de perfil premium​. Se desejar, por mais R$ 49,00 terá direito a um site profissional.

Caso você não queira ​investir ​este dinheiro, a Doctoralia possui um plano básico gratuito, porém ele não permite que você receba agendamentos online como no plano premium.

No plano básico, você pode exibir seu perfil de uma forma mais enxuta e responder perguntas dos pacientes.

Já no plano premium, além de conseguir receber e gerenciar agendamentos de consultas, seu perfil profissional fica ​melhor posicionado​ na plataforma, seus pacientes podem ser notificados pelo Whatsapp, entre outras vantagens que você pode ver ​aqui​.

4. Site/Blog

Além das plataformas citadas anteriormente, é essencial que você possua um ​site oficial com seu nome ou de sua clínica odontológica. Ter um site oficial te ajuda a ser encontrado mais facilmente por seus clientes e também dá mais ​seriedade ​ao seu negócio.

Criar um site não é caro, diante do retorno que ele trará . Primeiramente você precisa comprar um ​domínio​ que, atualmente tem um valor aproximado de R$ 40 por ano. Domínio é aquele nome que vem antes do “.com”. Por exemplo: odontocarlos.com.br. Neste caso odontocarlos é o nome do domínio, que pode ser seu nome, ou o nome da sua clínica odontológica.

Além do domínio, você precisa de uma ​hospedagem​. A hospedagem seria o local onde seu site fica armazenado na internet juntamente com todas as informações contidas nele.

Opções de hospedagem

Uma hospedagem pode custar entre R$ 8,59 e R$ 21,99 por mês no site da ​Hostgator​, que é considerada uma das melhores opções para hospedagem de sites pelos profissionais de marketing digital. Existem também diversas outras empresas que prestam este tipo de serviço como ​Hostinger​, ​GoDaddy​ e a ​Locaweb​.

Além do domínio e hospedagem, você pode contratar uma empresa de ​marketing digital para gerenciar seu site, caso não possua habilidade suficiente nem tempo.

5. Google ads

O ​Google ads​ – conhecido anteriormente como ​Google Adwords​ – nada mais é do que a plataforma de publicidade do Google.

Sabe quando você faz uma busca no Google e aparecem aqueles sites com a palavra “anúncio” dentro de um retângulo, bem no cantinho esquerdo, ao lado do endereço do site? Então, o dono daquele site pagou ao Google para que sua página ficasse entre os primeiros ​resultados de busca.

Por exemplo: suponha que seu cliente busque na internet pelas palavras-chave “clínica odontológica” ou “dentista em São Paulo”. Se você fizer uma campanha e anunciar no

Google com estas palavras-chave, a plataforma irá fazer com que seu cliente ​encontre ​sua página na internet com mais facilidade.

Investir no Google ADS pode ser uma ótima estratégia de marketing, mas precisa ser usada com cautela, pois geralmente o Google irá te cobrar por ​cliques ​em seu site, porém se sua página não for interessante o suficiente, não gerará conversão, ou seja, o cliente não contratará seus serviços.

Neste caso, é importante contratar um profissional de marketing digital para te ajudar a criar uma ​campanha ​onde o valor investido seja compensado pela conversão de clientes.