Os planos odontológicos são uma opção muito interessante para os pacientes, pois saem bem mais baratos, comparando com uma consulta ou tratamento particular.
Os convênios possuem planos variados, entre os mais abrangentes, que geralmente cobrem quase todo tipo de procedimento odontológico e também os mais básicos, que cabem na maioria dos bolsos dos pacientes.
Mas e para o dentista? Será que é uma opção vantajosa aderir a convênios odontológicos? Continue e a leitura e descubra!
Atraindo pacientes
Obviamente o que faz uma clínica odontológica funcionar são os pacientes. Sem eles, não há porque existir uma clínica, correto?
Os convênios odontológicos ajudam a trazer para a clínica um grande número de pacientes.
Se sua clínica odontológica fica em uma região onde existem muitas fábricas e empresas, elas costumam oferecer planos odontológicos para seus empregados e isso pode atrair mais pacientes para seu consultório.
Isso pode ser positivo, caso sua clínica odontológica seja pouco conhecida e/ou você seja um dentista recém-formado.
Se você se encaixa nesta categoria, aderir a um convênio médico pode ser uma forma mais barata de fazer propaganda dos seus serviços.
Mas você deve tomar cuidado com o número de pacientes, pois se você tiver demanda e fluxo muito grandes, isso pode prejudicar a qualidade no atendimento e afastar os clientes, portanto fique sempre atento a quantidade de pacientes que sua clínica consegue atender em um dia, semana e mês, afinal cada profissional possui um ritmo. Fique atento ao seu e não deixe que ele prejudique o sucesso de sua clínica.
Vendo algumas vantagens de aderir a um convênio odontológico, vejamos agora algumas desvantagens:
Burocracia com convênio para clínica odontológica
Atualmente, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO) existem mais de 300.000 dentistas cadastrados no Brasil.
Para os convênios odontológicos, isso é ótimo, mas para os profissionais que querem aderir a eles, nem tanto.
Em muitos casos existe uma lista de espera para que o dentista consiga se credenciar aos planos. Sem contar que durante a espera são exigidos muitos documentos como regularização pela vigilância sanitária e cadastro no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde).
Além de o processo para conseguir se credenciar a um convênio odontológico ser burocrático, o atendimento a eles também pode ser.
Por exemplo, em alguns casos é necessário verificar a regularidade do paciente para saber se pode ser atendido ou não. Imagine o transtorno que isso pode causar no momento em que o paciente está na clínica, caso não possa ser atendido. Falaremos mais sobre isso em breve.
Além disso, pode ser preciso o preenchimento da Guia de Tratamento Odontológico (GTO) constando o código do procedimentos, o dente, a face e outras informações relevantes sobre o tratamento realizado. Em muitos casos é necessário o envio das panorâmicas ou periapicais. Também, o envio das GTO’s precisam acontecer nas datas que o convênio estabelece.
Toda esta burocracia pode gerar alguns erros, o que resulta no não pagamento do tratamento realizado.
Estes procedimentos burocráticos geralmente são repassados para as recepcionistas da clínica odontológica que já possuem outras obrigações e, muitas vezes, acabam sobrecarregadas de tarefas extras, gerando assim erros no preenchimento de documentações e consequentemente o dentista não recebe do convênio os serviços prestados.
Valores baixos repassados à clínica odontológica
Um dos muitos problemas que os dentistas encontram na relação com os convênios odontológicos são os repasses dos valores muito baixos.
Por este fator, alguns dentistas que dependem principalmente dos planos odontológicos acabam optando por ter um volume maior de atendimentos para compensar o baixo valor que recebem dos convênios.
Alguns valores pagos pelos convênios odontológicos sequer cobrem o procedimento, como é caso da exodontia simples que pode chegar a R$ 15.
Isso nos leva de volta à questão que acabamos de citar: sobrecarrega os funcionários da clínica e, obviamente, o próprio dentista.
Glosas
O não pagamento que já vimos que pode ocorrer por parte dos convênios odontológicos são chamados de glosas. Elas geralmente ocorrem por erros operacionais, como o preenchimento incorreto de fichas que devem ser repassadas aos convênios.
Infelizmente as glosas são muito comuns na relação entre dentista e convênio odontológico. Nem sempre são difíceis de reverter, mas é necessário uma atenção dos dentistas e recepcionistas para analisarem os motivos das glosas nos portais das operadoras de saúde e enviarem a documentação correta.
Melhor controle do fluxo de caixa
Cada convênio possui seu prazo de pagamento aos dentistas. Portanto, é importante que o profissional tenha controle destes prazos para que as despesas das clínicas não fiquem descobertas. Além disso, o dentista deve levar em conta a possibilidade de glosas que podem afetar seu fluxo de caixa.
Afinal, vale a pena o convênio para clínica odontológica?
Dependendo do modelo de negócio e estrutura operacional da clínica, ser credenciado a um convênio vai te trazer maior visibilidade e fluxo de pacientes. Porém, você precisará de uma equipe treinada para realizar os procedimentos de faturamentos de convênios e recursos de glosas.
Lembre-se que um aumento de pacientes exigirá uma maior organização das recepcionistas e dos dentistas, desde a chegada do paciente na clínica até a marcação de retorno. Outro ponto de atenção é se as áreas de apoio (sala de espera, recepção, sala de esterilização, dml…), atenderão o aumento de paciente.